Projeto inicia em 2026 no estado do Paraná com uma abrangência de até 60.000 alunos no primeiro ano para o projeto piloto, o objetivo é que instituições privadas apoiem a formação de empreendedorismo em escolas públicas.
No cenário atual, jovens buscam cada vez mais propósito e ferramentas para construir um futuro alinhado com seus sonhos e capacidades. Pensando nisso, a SME | The New Economy, em parceria com a plataforma Associação Cactus, lança a Maratona de Empreendedorismo Jovem
A partir do dia 15 de setembro, as escolas poderão se inscrever no site da Maratona para mobilizar seus estudantes nessa experiência única. Não há limite para o número de alunos que cada instituição pode inscrever, o que garante uma participação ampla e democrática.
A Maratona oferece uma trilha de aprendizagem composta por quatro módulos interativos, com mini quizzes que aprofundam o conhecimento dos jovens sobre o universo do empreendedorismo. A intenção é ir além do conteúdo teórico: promover o desenvolvimento prático, estimulando a criatividade e o pensamento crítico dos alunos.
Como forma de reconhecimento, os 50 estudantes com melhor desempenho serão convidados para uma imersão presencial exclusiva, que contará com mentoria de especialistas e profissionais da chamada Nova Economia. Essa experiência visa ampliar a visão dos jovens e fortalecer habilidades essenciais para o mercado de trabalho atual.
Theo Braga, fundador SME | The New Economy
A expectativa dos organizadores é envolver mais de 100 escolas e 5 mil alunos em todo o país.
Segundo Theo Braga, CEO da SME The New Economy, o projeto busca romper com o ciclo de baixa empregabilidade, desmotivação e falta de preparo prático que ainda afeta muitos adolescentes brasileiros:
“Estamos falando de uma geração que quer propósito, quer participar da construção do futuro. Nosso papel é oferecer ferramentas para que eles façam isso de forma estruturada, criativa e responsável”, afirma Braga. Ele ressalta que a maior parte dos jovens sai do ensino médio sem ter sido incentivada a criar, errar, testar ou empreender.
Para ele, entender o que é empreender vai muito além de aprender a criar um negócio. “Isso desenvolve pensamento crítico, autonomia e capacidade de decisão, transformando a forma como o jovem se enxerga e enxerga o mundo.”
Além de Theo Braga a Maratona tem à frente o fundador da Cactus; Victor Hill, Forbes under 30 e destaque nacional na educação.
Victor Hill, fundador da Cactus
Projeto foi divulgado pelo veículo ISTOÉ Dinheiro
A Maratona de Empreendedorismo Jovem pretende ser, portanto, uma porta para o futuro, um convite para que os estudantes protagonizem suas histórias de forma inovadora e responsável.
A Maratona já vem sendo divulgada na mídia em portais como IstoÉ e BM&C News e deve movimentar as escolas em 2026
Fique atento à abertura das inscrições a partir de 15 de setembro e incentive sua escola a participar!
Inscrições pelo site